MENU

O papa Francisco faleceu aos 88 anos na madrugada desta segunda-feira (21/4), em sua residência oficial, a Casa Santa Marta, no Vaticano, em Roma. A informação foi confirmada pelo cardeal Kevin Farrell.
O pontífice enfrentava problemas de saúde e esteve internado por cerca de 40 dias devido a uma pneumonia dupla. No último sábado (19/4), fez uma rara aparição pública na Basílica de São Pedro, e no Domingo de Páscoa (20/4), voltou a aparecer na Praça de São Pedro, onde abençoou os fiéis e deixou uma mensagem tocante.
Na ocasião, Francisco acenou para milhares de pessoas e, em sua tradicional mensagem pascal, fez um apelo aos líderes políticos: “Que não cedam à lógica do medo, mas usem os recursos disponíveis para ajudar os necessitados, combater a fome e promover iniciativas que favoreçam o desenvolvimento.”
O papa enfrentava desde a juventude sérios problemas respiratórios, incluindo a remoção de parte de um dos pulmões, e passou por internações nos últimos anos.
Francisco entrou para a história como o primeiro pontífice latino-americano a liderar a Igreja Católica, assumindo o papado em 13 de março de 2013 após a renúncia de Bento XVI. Seu nome foi escolhido em homenagem a São Francisco de Assis, símbolo de humildade e cuidado com os pobres.
Trajetória de Jorge Mario Bergoglio:
Francisco deixa um legado marcado pelo diálogo, pela defesa dos pobres e pela busca constante por uma Igreja mais próxima das pessoas.