NOTÍCIAS


Defesa Civil alerta para risco muito alto de deslizamentos em cidades do Extremo Sul atingidas por chuvas intensas no fim de semana

Depois de um fim de semana com altos volumes de chuva em áreas do Litoral e Extremo Sul catarinense, ao longo desta segunda, 17 e terça-feira,18, conforme aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina, ainda são esperados acumulados entre 50 e 70 mm para o Litoral Sul, dessa forma, o risco é MUITO ALTO para deslizamentos e inundações principalmente nos municípios de divisa com o estado do Rio Grande do Sul, que já possuem áreas atingidas. 

A Defesa Civil reforça que os deslizamentos podem ocorrer  mesmo em períodos sem a presença de chuva. Devido a saturação de água no solo e a diminuição dos níveis podendo haver movimentações tardias.

Figura 1: Mapa de risco para ocorrências relacionadas à movimentação de solo e inundação entre segunda (17) e terça-feira (18).  Fonte: SDC/SC.

Até o início da manhã desta segunda-feira, 17, foram registrados acumulados de 363 mm em Praia Grande; 237 mm em Balneário Gaivota; e 234 mm em Sombrio; como pode ser observado na tabela a seguir:

Tabela 01: Dados registrados DC/SC 17/06 05:14 – Maiores volumes de precipitação registrados nas últimas 48 horas. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

Chuvas intensas no Litoral Sul durante o fim de semana

De acordo com a equipe de monitoramento da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, (SDC), a atuação de uma frente fria com umidade vinda do oceano trouxe volumes de chuva expressivos neste final de semana em áreas do Litoral Sul e extremo sul. 

Os altos volumes de chuva causaram elevação nas bacias hidrográficas dos rios Mampituba e Araranguá, na região do Litoral Sul catarinense, onde ao longo do domingo,16,  foram registrados alagamentos e extravasamento de riachos e ribeirões. Nos municípios de Praia Grande e São João do Sul, o rio Canoas extravasou, causando inundações nas regiões ribeirinhas desses municípios.

Até o momento, em São João do Sul, são 16 desalojados e 12 vias foram interditadas. No município de Praia Grande, apesar de não haver desalojados, 20 casas foram atingidas e quatro comunidades estão isoladas. 

Com o volume de chuva, também foram registradas ocorrências como alagamentos e inundações em Araranguá e Sombrio. Muitas casas ficaram alagadas, ocorreram deslizamentos de encostas e vias interditadas, isolando algumas comunidades.

Recomendações para a população

  • Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
  • Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
  • Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
  • Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
  • Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
  • Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
  • Fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
  • Fique atento a rachaduras em muros e paredes.

Avisos e Alertas da SDC

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br 

Informações adicionais para a imprensa:ASCOM | SDC
Texto: Grasiele Aguiar
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Fone: (48) 3664 – 7000
E-mail: ascom@defesacivil.sc.gov.br




17/06/2024 – Catarina FM

SEGUE A @RADIOCATARINAFM

(48) 99170-2802

radio@catarinafm.com.br
São João do Sul – SC

NO AR:
TOP 30