NOTÍCIAS


Dia Mundial de Combate às LER/DORT

28 fevereiro 2024 | 10h39min

Nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, Dia Mundial de Combate às LER/DORT, a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) convida a todos e a todas a refletirem sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho e, em especial, os cuidados relacionados à saúde osteomuscular com o objetivo de minimizar ou prevenir problemas musculoesqueléticos. Mas você sabe o que são LER e DORT?

A LER, sigla para Lesões por Esforços Repetitivos, compreende um conjunto de doenças causadas pela realização de atividades contínuas e repetitivas. Já, DORT, sigla que representa Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, abrange outros distúrbios, ocasionados por postura inadequada, excesso de força e outras sobrecargas nocivas ao trabalhador, além dos movimentos repetitivos.

Apesar de diferentes em sua nomenclatura, ambos os problemas levam a lesões nas estruturas dos tendões, músculos e ligamentos e se manifestam principalmente no pescoço, cintura escapular e/ou membros superiores. Muito embora suas causas, sintomas e as ações de prevenção sejam recorrentemente debatidas nos últimos anos, as lesões decorrentes de esforços repetitivos ainda são uma das principais causas de afastamento no trabalho.

Segundo a chefe da Seção de Ergonomia, da Divisão de Saúde Ocupacional (DSO) da DSQV, Vanessa Zomer Fenili, a conscientização e a prevenção são primordiais para que possamos cuidar da saúde e prevenir o aparecimento de Ler e Dort. “Programas de ergonomia, pausas regulares, treinamento da postura, prática de atividade física e uso de estações de trabalho adequadas são algumas das estratégias que podem mitigar os riscos de lesões”, ensina.

A servidora destaca que o portal do Ergonomize-se apresenta dicas, vídeos e informações importantes aos servidores e servidoras e magistrados e magistradas para auxiliar na adequação ergonômica do posto de trabalho, inclusive com dicas para o trabalho no home office. Na página também é possível solicitar acessórios ergonômicos como apoio de pés, bases para mouse com apoio de punho e bases para teclado com apoio de punho, além dos apoiadores de antebraço (devem ser solicitados e usados em par) e suporte para texto. Os equipamentos podem ser solicitados por magistrados e servidores, e também para uso de estagiários e colaboradores.

“Além disso, os servidores da Seção de Ergonomia – DSO/DSQV estão à disposição para auxiliar na melhor forma de adequar o posto de trabalho dos magistrados e servidores”, ressalta a ergonomista. O Programa de Atendimento Ergonômico online é voltado para os colaboradores de todo o Estado que necessitem de um atendimento individualizado e acontece por videoconferência. Tão importante quanto adequar ergonomicamente o posto de trabalho é a realização de pausas. Para isso, confira os vídeos com dicas de ginástica laboral produzidos pela Seção de Ergonomia que podem ser realizadas durante as pausas na jornada de trabalho.

Sinais de alerta e dicas de prevenção:

Preste atenção a alguns sinais e sintomas que podem indicar se você está com propensão a sofrer de LER ou Dort:

dor espontânea ou à movimentação passiva, ativa ou contra-resistência;
alterações sensitivas de fraqueza, cansaço, peso, dormência, formigamento, sensação de diminuição, perda ou aumento de sensibilidade, agulhadas, choques;
dificuldades para o uso dos membros, particularmente das mãos, e, mais raramente, sinais flogísticos e áreas de hipotrofia ou atrofia.
Confira algumas dicas da fisioterapeuta da Seção de Ergonomia da DSQV, Mani Moreira, de como você pode prevenir o seu acometimento:

Fazer pequenas pausas durante a jornada de trabalho;
Movimentar-se e andar pelo ambiente de trabalho a cada uma hora trabalhada;
Respeitar os limites do corpo;
Realizar ginástica laboral durante as pausas;
Utilizar acessórios ergonômicos adequadamente;
Manter postura correta: ombros relaxados, pulsos retos, costas apoiadas no encosto da cadeira;
Beber água ao longo do dia e em boa quantidade;
Conservar seu posto de trabalho ajustado e organizado;
Praticar atividade física regularmente;
Cultivar um hobby e buscar atividades de lazer.

Imagem em destaque
Imagens: Divulgação/Freepik
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros – Reg. Prof.: SC00445(JP)




28/02/2024 – Catarina FM

SEGUE A @RADIOCATARINAFM

(48) 99170-2802

radio@catarinafm.com.br
São João do Sul – SC

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO