- A Serra do Faxinal passa a ter circulação parcial de veículos leves a partir desta terça-feira, 18 de agosto. A liberação acontece em horários específicos, pelo sistema siga e pare, enquanto seguem os trabalhos no trecho final da pavimentação, próximo ao Morro dos Cabritos.
O anúncio foi oficializado nesta segunda-feira, 17, durante um ato que reuniu prefeitos, representantes do Governo de Santa Catarina e lideranças dos municípios da região. A primeira passagem pelo trecho marcou simbolicamente mais uma etapa importante da obra.
De acordo com o prefeito de Praia Grande, Elisandro Machado, o Fanica, a abertura parcial representa um avanço aguardado por toda a região, mas os motoristas precisam respeitar os horários e as orientações das equipes, já que a obra ainda não está concluída.
Horários para passagem
De segunda a sexta-feira, a circulação de veículos leves será permitida:
- das 7h às 8h
- das 17h às 18h
Aos sábados, os horários serão:
- das 7h às 8h
- das 12h às 13h
Fora desses períodos, o trecho permanece fechado para a continuidade dos trabalhos.
A liberação também poderá ser suspensa em razão das condições climáticas, questões de segurança ou necessidades específicas da obra.
Veículos pesados continuam proibidos
A passagem está autorizada somente para veículos leves. Caminhões, ônibus, motorhomes e outros veículos pesados continuam proibidos de circular pelo trecho em obras.
Os motoristas devem seguir a sinalização e as orientações das equipes responsáveis pelo controle do tráfego.
Autoridades acompanham abertura
Participaram do ato o prefeito de Praia Grande, Elisandro Machado, o coordenador regional de Infraestrutura e Mobilidade do Sul catarinense, Altemir Ghisi, além de prefeitos de municípios catarinenses e gaúchos ligados diretamente à Serra do Faxinal.
Entre as autoridades estavam Alex Sander Pereira Bianchin, prefeito de São João do Sul e presidente da AMESC; Almides Roberg Silva da Rosa, de Santa Rosa do Sul; Sander Just, de Jacinto Machado; Marcos Venicios Evaldt da Silveira, de Morrinhos do Sul; Gilberto Lopes Roldão, de Mampituba; e Schamberlaen José Silvestre, de Cambará do Sul.
A SC-290, Rodovia Prefeito Ari Pedro Borges, é uma das principais ligações entre o Extremo Sul de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, além de integrar uma importante rota de acesso à região dos cânions.
Mesmo com a abertura parcial, as equipes continuam trabalhando para concluir definitivamente a pavimentação. Novas interdições totais ainda poderão ocorrer, principalmente durante serviços que exijam a ocupação completa da pista.
A Catarina FM seguirá acompanhando a situação e informará eventuais mudanças nos horários, cancelamentos de passagem ou novas liberações pelas redes sociais e durante a programação.




