PMSC fará escolta de urnas selecionadas para auditoria nas Eleições 2026
Por Ingrid Sbardelotto
Publicado em 03/10/2026 23:12 • Atualizado 03/10/2026 23:13
Geral

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) participou neste sábado, 3 de outubro, do sorteio das seções eleitorais que terão urnas eletrônicas submetidas aos procedimentos de auditoria das Eleições 2026.

O sorteio foi realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.

Durante a cerimônia, foram definidas as seções eleitorais cujas urnas participarão dos testes de integridade promovidos pela Justiça Eleitoral. Em Santa Catarina, 35 urnas eletrônicas serão auditadas em cada turno das eleições.

A Polícia Militar acompanha o processo dentro do planejamento de segurança para o pleito e ficará responsável pela guarda e escolta das urnas durante o transporte até os locais onde serão realizados os procedimentos de auditoria.

A medida busca garantir a segurança e a integridade dos equipamentos durante todo o deslocamento.

Os testes de integridade são procedimentos públicos realizados pela Justiça Eleitoral para verificar o funcionamento das urnas eletrônicas em condições semelhantes às encontradas durante a votação.

A participação da PMSC faz parte da operação preparada para as Eleições 2026 em Santa Catarina, que envolve ações antes, durante e depois da votação, em apoio à Justiça Eleitoral.

O primeiro turno das Eleições 2026 acontece neste domingo, 4 de outubro.


Fotos: Paulo Santana – CCS/PMSC

Comentários