Uma mulher de 56 anos foi vítima de uma tentativa de feminicídio na tarde desta sexta-feira, 23 de outubro, no bairro Jardim Bela Vista, em Cocal do Sul, no Sul de Santa Catarina. Segundo a Polícia Militar, o próprio marido é suspeito de efetuar disparos de arma de fogo contra a esposa dentro da residência do casal.
A ocorrência foi registrada por volta das 16h40. Após o crime, o homem fugiu do local. Equipes do 29º Batalhão de Polícia Militar iniciaram buscas para localizar e prender o suspeito.
Vítima sofreu parada cardiorrespiratória
A mulher foi socorrida inicialmente pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e encaminhada ao Pronto Atendimento de Cocal do Sul em parada cardiorrespiratória.
Diante da gravidade da situação, por volta das 17h, o helicóptero da Polícia Civil, com a equipe do SAER/SAMU Aeromédico, foi acionado para prestar atendimento especializado.
A aeronave realizou um pouso em local restrito, diretamente em uma via pública, permitindo que os profissionais desembarcassem rapidamente para auxiliar no socorro.
No Pronto Atendimento, a equipe aeromédica, com apoio dos profissionais da unidade de saúde, realizou procedimentos avançados de reanimação cardiopulmonar.
Após as manobras, os socorristas conseguiram reverter a parada cardiorrespiratória e restabelecer a circulação sanguínea da paciente.
Devido à gravidade dos ferimentos, a mulher também recebeu uma transfusão de sangue total ainda no local, procedimento utilizado em situações críticas para auxiliar na estabilização de pacientes com hemorragias graves.
Após os procedimentos de emergência, a vítima foi estabilizada e transferida por via terrestre ao Hospital São José, em Criciúma, com apoio da ambulância ASU-190 do Corpo de Bombeiros.

Polícia procura o suspeito
Conforme as informações divulgadas pelo 29º Batalhão de Polícia Militar, o autor dos disparos fugiu após atingir a esposa. No momento da divulgação da ocorrência, guarnições continuavam realizando buscas na região.
O caso é tratado como tentativa de feminicídio e deverá ser investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias e a motivação do crime.
A paciente foi encaminhada em estado grave ao Hospital São José. Até o momento, não foram divulgadas novas informações sobre sua evolução clínica após a transferência.
O atendimento contou com a atuação integrada do SAER/SAMU Aeromédico, Corpo de Bombeiros Militar, Central de Regulação do SAMU e equipes do Pronto Atendimento de Cocal do Sul.
Fontes: 29º Batalhão de Polícia Militar e SAER/SAMU Aeromédico – Santa Catarina.